quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novas Tecnologias em Odontologia.

As novas tecnologias que usam computação como base, tem avançado em todas as áreas da saúde e a Odontologia tem sido muito beneficiada com estes avanços.
Na área de Implantes já utilizamos o sistema computadorizado Nobelguide há mais de 4 anos, que é um guia cirúrgico para cirurgias sem necessidade de abrir o retalho e expor o osso.
Na área de prótese existem outras novidades e são estas que vamos expor agora.
Inicialmente surgiu o Sistema Cerec que fazia uma tomada da imagem do preparo do dente para a prótese unitária na boca do paciente e uma fresadora fabricava a prótese.
Muitos anos se passaram e logo depois surgiu o Sistema Procera introduzindo a confecção de copings para coroas cerãmicas em que um scanner copiava o modelo de gesso, digitalizava a imagem e o laboratório enviava via modem a informação para a Suécia, onde uma fresadora preparava a base e enviava de volta ao país de origem.
Hoje esta tecnologia já é realidade em nosso estado com o sistema Zirkonzahn.

Vejam o vídeo abaixo:

O software é manuseado pelo técnico do laboratório de prótese e tudo é feito com uma precisão espantosa, pois tudo é computadorizado.

Atualmente a tecnologia está voltada para eliminar mais uma fase na confecção das próteses dentárias, que é a moldagem.
Esta captação do preparo dental na boca do paciente é feita com uma câmera e a imagem é passada para uma tela do computador e enviada ao laboratório via internet.
É mais um avanço para melhorar os nossos trabalhos e diminuir o tempo de visitas ao consultório.
Existem vários sistemas que dominam este mercado, os mais conhecidos são o da 3M e o da Sirona.
A vantagem do software da 3M é que ele pode ser usado com outros sistemas Cad Cam de confecção de Próteses, como o Zirkonzahn

Vejam os vídeos abaixo e bem vindo ao Futuro, digo: Presente.:


3M Lava COS:



Cerec Cad Star da Sirona.



Um comentário: